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08/10/2020

[Blog] ROI de ATMs: Transformando o desafio em oportunidade

[Blog] ROI de ATMs: Transformando o desafio em oportunidade

Por Thomas Karakalos

Mais de cinquenta anos depois da introdução do ATM, é justo dizer que o “acesso ao dinheiro” foi mercantilizado? Se sim, será que o mundo (de forma errada, em minha opinião) vê o ATM apenas como uma conveniência?

Instituições Financeiras frequentemente têm dificuldades em manter o equilíbrio entre o tempo que leva para manter um parque de autoatendimento e os benefícios que isso pode trazer. No entanto, eu argumentaria, com a estratégia e modelo operacional corretos, o canal de autoatendimento pode não apenas se tornar um ativo lucrativo, mas pode ser uma das suas ferramentas mais estratégicas no ambiente bancário moderno.

Mas para fazer isso, você pode precisar de ajuda extra.

Vendo o potencial não explorado

A beleza da simplicidade do ATM para o leigo é frequentemente a maior dificuldade dos gestores responsáveis pela sua implantação. O modelo operacional do canal de autoatendimento consiste em complexidades, processos, custos e décadas de bagagem que a maioria das pessoas não sabe. No entanto, para as Instituições Financeiras, é um enigma de valor que geralmente chamamos de “caixa de Pandora de custos versus benefícios”.

Quando comparado com outras iniciativas, competindo por recursos (capital, conhecimento, tempo), defender o ATM e, todos os cuidados que ele precisa, pode ser uma tarefa complicada. Como priorizar os valores escondidos do ATM? Porque o fato é: em um mundo se ajustando à COVID-19, qual outro canal bancário entrega mais percepção da sua marca para os clientes?

A indústria financeira subutiliza muito o ATM – e o ATM tem sido consistentemente difícil de operar em termos de recursos. Então, encontrar a receita certa para mostrar o valor em um canal eficiente (“vale quanto pesa”) com um modelo operacional que faça sentido fiscal é essencial.

O mundo precisa de uma abordagem disruptiva para mudar rapidamente o  TCO – Custo Total de Propriedade do canal de autoatendimento.

 

Quebrando o paradigma do ATM

Primeiro e principalmente, acolha o ATM. É uma ótima estratégia para a sua transformação digital e engajamento dos clientes. Nenhuma outra ferramenta que existe faz a ponta entre os mundos físico e digital de forma tão integrada e centrada no cliente. Quebrar o paradigma do ATM ser apenas um “custo para os negócios” requer uma nova perspectiva do que está sendo subutilizado.

Geralmente, pode ser tão simples quanto se livrar de esforços operacionais. Ter uma abordagem diferente e olhar para as oportunidades de custos de manter todos os aspectos do canal de autoatendimento, de ponta a ponta, pode ser o ponto de referência que você precisa em relação ao ROI. O que mais você poderia fazer com seus recursos se otimizasse o gerenciamento do seu parque?

Tecnicamente, o ATM oferece incontáveis oportunidades de transformação bancária, desde a aquisição de novos clientes e engajamento até o incremento da fidelização via indicador mundial NPS  (Net Promoter Score) e aumento de seu indicador SOW-“Share of Wallet”, que não significa necessariamente que o cliente escolhe apenas a sua empresa para comprar o  serviço, mas que ele prioriza a sua marca para comprar mais.

De consolidação do ecossistema até agilidade do canal, você pode impulsionar seu potencial, diminuir esforços (de pessoas e custos) e mudar o modelo de rentabilidade. Mas para lidar com esses recursos finitos, você precisa desafiar o seu próprio ponto de vista sobre “eu mesmo faço”, “me ajude a fazer” e “faça por mim”.

 

Alcançando os objetivos de ROI: Saiba quando – e como – terceirizar ATMs

 Gerenciar o canal de autoatendimento e as operações complexas que ele traz requer conhecimento, capacidade de mineração de dados, ferramentas e sistemas para manter o ATM sempre disponível. Então, comece pensando no que você realmente precisa construir sozinho… e onde você pode ter uma parceria ou até terceirizar.

O mundo de serviços disponível para te ajudar a gerenciar o canal de autoatendimento é robusto e inclui:

  • Soluções de um serviço único padronizado e “a la carte”
  • Pacotes de serviços gerenciados com propostas de valor agregado
  • Soluções de gerenciamento completo, com resultados aprimorados com a gestão fim-a-fim dos processos

Todas essas opções estão disponíveis hoje e podem te ajudar a transformar o ROI do seu canal: de custoso para gerador de valor. Sua Instituição Financeira precisa apenas da combinação certa.

A boa notícia é que a Diebold Nixdorf é especialista no mundo de gerenciamento de ATMs e serviços. Nosso portfolio de serviços, incluindo a terceirização de serviços de ATM, vai te ajudar a transformar seu modelo operacional e redescobrir os valores escondidos do canal de autoatendimento. Nos pergunte como você pode dar uma reviravolta no seu ROI hoje.

 

 

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